terça-feira, 30 de setembro de 2008

A NOTÍCIA

A NOTÍCIA é um texto de carácter informativo. Relata, por vezes, situações pouco habituais .
Caracteriza-se pela actualidade, objectividade,brevidade e interesse geral.

Estrutura :

TÍTULO
Deve ser preciso e expressivo para chamar a atenção do leitor. Pode ser acompanhado por um antetítulo ou por um subtítulo.


LEAD, CABEÇA ou PARÁGRAFO-GUIA
Primeiro parágrafo, no qual se resume o que aconteceu. É a parte mais importante e o seu objectivo principal é fornecer as informações fundamentais. Deve responder às perguntas :
Quem?, O quê?, Onde, Quando?


CORPO DA NOTÍCIA

Desenvolvimento da notícia, onde se relata pormenorizadamente o que aconteceu. Responde às perguntas : Como? e Porquê ?




PROPOSTA DE TRABALHO : Em " aprender na net ," consulta o portal Jornais Portugueses , escolhe uma notícia a teu gosto e identifica a sua estrutura.


sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Critérios de avaliação

A avaliação sumativa de final de período resulta da seguinte ponderação:

70% para competências/conhecimentos

30% para atitudes/comportamentos

TOTAL : 100%

A distribuição será feita da seguinte forma /pelos seguintes itens:

Expressão Escrita:

Testes: 35%
Outros trabalhos: 15%
(individuais/em grupo)



Expressão Oral (Compreensão/Produção): 20%

Atitudes (20%) :

Assiduidade
Pontualidade
Respeito pelo professor
Respeito pelos colegas
Apresentação do material necessário
Organização do caderno diário
Participação oral solicitada
Participação espontânea
Apresentação dos TPC/ aula
Superar dificuldades


____________________________________

Papéis !

Frase para comentar livremente :



Deus dá-nos as nozes, nós temos de as partir.




O SILÊNCIO

O silêncio é muitas vezes, o fundo de onde sobressai a palavra
ou outra forma de expressão. Da mesma maneira que, por vezes é a palavra
que constitui o fundo e o silêncio emerge como figura, como forma fundamental de,no momento,
comunicar algo.
O silêncio nem sempre é uma pausa, um intervalo na palavra; tem um
código próprio e, em certos momentos, surge como o melhor meio de comunicar com os outros, de lhes dizer que se espera ou não qualquer coisa deles, que se está receptivo aos seus problemas e/ou às suas alegrias. No entanto, e da mesma maneira que a palavra, pode também dificultar a comunicação. Mas não impedi-la.


António Caetano

Nota:
Texto discutido com os alunos na sala de aula. Depois das regras é importante que compreendam o valor do silêncio. A importância que tem na comunicação e na aprendizagem.
Espero sinceramente que tenham percebido o significado superior de " sentir o silêncio".

domingo, 21 de setembro de 2008

REGRAS DE COMPORTAMENTO NA SALA DE AULA

Aqui ficam as regras que apresentei aos alunos e encarregados de educação. São a condição fundamental para criarmos um bom "clima" de trabalho e sucesso.




LÍNGUA PORTUGUESA

Regras Básicas de Comportamento a cumprir na sala de aula


Entrar na sala em silêncio.
Sentar-se sem arrastar cadeiras ou outro material.
Aguardar silenciosamente o início da aula .
Levantar o braço para pedir a palavra.
Esperar pela sua vez.
Falar um de cada vez.
Estar atento.
Respeitar o professor e os colegas.
Ser assíduo.
Ser pontual.
No caso de o aluno chegar atrasado :bate à porta (devagar) pede autorização para entrar, entra em silêncio e senta-se no seu lugar. No fim da aula justifica o atraso.
Conservar o material.
Pedir licença para se levantar ( os papéis são deitados no lixo no fim da aula).
Aguardar em silêncio autorização para sair da sala.
Sair sem fazer barulho.
Colaborar nas actividades dentro e fora da sala.
Escrever o sumário e apagar o quadro ( por ordem da lista da turma ).
Tirar o boné ou o chapéu antes de entrar na sala de aula.
Desligar o telemóvel antes de entrar na sala .
Postura.
Cumprir os prazos estabelecidos.
Material : Manual da disciplina; caderno diário;esferográfica; lápis ; borracha; caderno de actividades; texto ou outro material que estiverem a trabalhar na disciplina.

NOTE BEM : O não cumprimento destas regras implica penalização do aluno nos termos previstos no Regulamento Interno do Ag.E. Padre A.Neto.

O ALUNO:

O Encarregado de Educação:

Espaço 7

Espaço 7 é dedicado à Língua Portuguesa do 7ºano. Assume-se como um complemento da sala de aula , um auxiliar, espaço de reflexão e de recurso(s), mas nunca como um substituto da aula ou do professor. Nele tentarei conciliar a apresentação e explicação de conteúdos com as minhas reflexões , alegrias e tristezas de docente.
Dedico-o aos meus alunos do 7ºano, turmas : 1ª,3ª,4ª,5ª e 9ª do Agrupamento de Escolas Padre Alberto Neto em Rio de Mouro. Espaço 7 é deles, conta com a sua colaboração regular e empenhada.

Os objectivos de partilha e colaboração só serão atingidos se contar com a participação de colegas e amigos, por isso, aqui fica o desafio : PARTICIPEM com críticas e sugestões. Cá vos espero !

Luís Sérgio

Aventura

Caros alunos , colegas e amigos !
Apresento-vos o Espaço 7, espaço público de partilha e aprendizagem. Num tempo em que os nossos alunos são cada vez mais" activos digitais" temos de partilhar saberes, e, se a WEB 2.0 está ao nosso dispor porque não utilizá-la . Novos caminhos, novas experiências, outras ferramentas são fundamentais. Quando trilhamos uma estrada nova, raramente sabemos onde acaba, mas isso é mesmo um risco que corro, que quero correr. As certezas dão-nos segurança , mas nem sempre são o melhor. Os tempos mudam, A PEDAGOGIA e as metodologias e ferramentas a ela associadas também têm de mudar. Tenho uma linha de rumo, uma estratégia e objectivos, apesar disso não sei qual será o fim, não importa, porque como escreveu Miguel Torga (cito de cor ) :
Em qualquer viagem o que importa é partir não é chegar.

Partamos então ...