domingo, 30 de novembro de 2008

Viagem à lua .

A Lua aquela pequena bola serena e bela que nos faz pensar na vida. Eu já fui à Lua várias vezes, a minha mãe está sempre a dizer :
­- Ela está na Lua, esquece! – quando eu estou distraída e alguém tenta falar comigo.
Mas uma vez fui à Lua, sim eu fui à Lua .Vocês devem estar a pensar ela é maluca, mas não, não sou maluca, fui à Lua. Senti-me tão bem lá, como naqueles tempos que saía da cama de noite e ia para o quintal da casa dos meus avós. Ia pé ante pé para a minha mãe não ouvir, abria a janela e saltava para o quintal, sentava-me e observava-a ,era como se ela me hipnotizasse. Depois o meu avô, vinha com um grande sorriso e um cobertor tapava-me e pegava-me ao colo. Sentava-me no seu colo e cantava-me uma canção muito bonita para adormecer, no dia seguinte acordava na minha cama. Voltando à história, a Lua é tão bela como parece, ao acordar notei que estava na minha cama. Achei estranho ,mas ao receber uma notícia apercebi-me que tudo era um sonho .
-Sara, o teu avô morreu !

SARA PEREIRA,Nº 19,7º4º.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O ADJECTIVO

Os ADJECTIVOS são palavras variáveis que qualificam/modificam os nomes. Servem para exprimir, precisar, as características dos seres e das ideias.
Flexionam em :
Género, número e grau.

Quanto ao Género :
BIFORMES - Apresentam uma forma para o masculino outra para o feminino.
Ex: Carros vermelhos. Rosas vermelhas.

UNIFORMES - Apresentam a mesma forma para o masculino e para o feminino.
Ex: Menino forte. Menina forte.

Quanto ao Número : Concorda sempre com o nome.
Sempre que qualifica vários nomes no singular, toma a forma do plural.
Ex: A casa, a rua e a cidade enfeitadas.

Quanto ao Grau:
Normal - Exprime simplesmente uma qualidade.
Ex: O Carlos é alto.
Comparativo - Estabelece uma comparação. Tem três formas:
Comparativo de Superioridade , mais que ou mais do que.
Ex: O Alberto é mais alto que a Maria.
O Alberto é mais alto do que a Maria.
Comparativo de Igualdade , indica uma situação de igualdade. Tão, como ou quanto.
Ex: O Alberto é tão alto como a Joana.
O Alberto é tão alto quanto a Joana.
Comparativo de Inferioridade, indica uma situação de inferioridade. Menos que ou menos do que.
Ex: O Guidobaldo é menos alto que a Vanina.
O Guidobaldo é menos alto do que a Vanina.


Superlativo
Quando exprime a qualidade ou característica num grau extremo .
Superlativo absoluto, grau mais elevado, sem estabelecer qualquer relação. Pode ser sintético ou analítico.
Absoluto sintético : Juntando os sufixos : -íssimo, -ílimo ou érrimo.
EX:O Guidobaldo é altíssimo. O teste foi facílimo. Há alunos paupérrimos.


Absoluto analítico : Colocamos antes do adjectivo os advérbios : muito, bem ,assaz, bastante, excessivamente, etc.
Ex: A sala é muito confortável.


Superlativo relativo, estabelece uma relação com outros que têm a mesma qualidade.
Pode ser de superioridade ou inferioridade.
Superlativo relativo de superioridade - Colocamos antes do adjectivo a expressão o mais.
Ex: O Pedro é o mais rápido da turma.
Superlativo relativo de inferioridade - Colocamos antes do adjectivo a expressão o menos.
Ex: O Bartolomeu é o menos simpático dos jogadores.
Nota Bem : Há comparativos e superlativos irregulares . CLICA AQUI.


PROPOSTAS DE TRABALHO : Clica nas ligações seguintes e realiza as tarefas .

Os adjectivos : http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj5.htm

Identifica -os num texto :http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj1.htm

Adjectivo e nome : http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj3.htm

Graus :http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj2.htm

Graus II :http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj7.htm

Identifica o grau :http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj8.htm

Completa o texto :http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/3.6.adj9.htm












quarta-feira, 19 de novembro de 2008

GLOSSÁRIO DE VERBOS MAIS FREQUENTES.



VERBOS MAIS USADOS NAS FICHAS DE TRABALHO E NOS TESTES:

CLICA AQUI.




terça-feira, 18 de novembro de 2008

RESULTADOS DO CONCURSO DE REESCRITA DE PROVÉRBIOS

SÉTIMO ANO

1º LUGAR –

Em terra de desesperados, quem tem sonhos é rei.
Rita Pedro, 7º 9ª

Menções honrosas

Juntam-se as comadres, perdem-se as tardes.
Mariana Paulos, 7º 1ª


Em terra de cegos, quem tem um olho é vesgo.
André Cara D'Anjo, 7º 1ª

O primeiro lugar receberá um livro. As "Menções honrosas" um Diploma.

Parabéns aos premiados e às turmas envolvidas.

domingo, 9 de novembro de 2008

A CARTA

Todas as cartas de amor são ridículas
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras ,
Ridículas.
As cartas de amor , se há amor,
têm de ser
Ridículas.
Mas afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
cartas de amor
é que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
sem dar por isso
cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
as minhas memórias
dessas cartas de amor
é que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
como os sentimentos esdrúxulos,
são naturalmente
Ridículas.)
Álvaro de campos, Poesias
Cartas de amor, versão do italiano Vecchioni (uma maravilha) , CLICA AQUI.
-
A CARTA é um meio de comunicar por escrito. Obedece a determinadas regras de estrutura.
Existem diferentes tipos de cartas : Familiar;comercial,de reclamação, informal, de parabéns , etc.


Estrutura e exemplo de uma carta : CLICA AQUI.

Ficha autocorrectiva: Vê aqui.

PROPOSTA DE TRABALHO: Escreve, tu próprio ,uma carta ( de tipo à tua escolha) e publica-a nos comentários do Blog.

A ENTREVISTA

A ENTREVISTA é um texto muito utilizado na Comunicação social que serve
para a transcrição do diálogo entre um entrevistador e um entrevistado.


Antes de iniciar qualquer entrevista, é necessário seleccionar :

- O TEMA
- Os objectivos da entrevista
- A pessoa a entrevistar

Para facilitar a condução da entrevista, deve construir-se um guião que respeite alguns procedimentos:

- Elaborar perguntas de acordo com o tema, os objectivos da entrevista, as expectativas do entrevistador e de possíveis leitores, ouvintes ou espectadores.

- Construir perguntas variadas (mais abertas - O que pensa de...? - ou mais fechadas - Gosta de...?, evitando influenciar respostas e procurando alternativas para eventuais fugas ao tema.

- Adequar as perguntas ao entrevistado ( personalidade, nível etário, nível socio-cultural...) e à situação ( momento lugar ).

- Seleccionar um vocabulário claro, acessível e rigoroso.
- Estabelecer o número de perguntas e proceder à sua ordenação.

Ao passar o texto a limpo, é importante ter em conta :

- A pontuação.
- A ortografia
- A apresentação gráfica.
Entrevista ao escritor e prémio Nobel, José Saramago CLICA AQUI.
Entrevista a Vanessa Fernandes CLICA AQUI.

PROPOSTA DE TRABALHO : Entrevista um professor,colega, amigo, familiar ou outra pessoa que consideres importante conhecermos. Passa o texto a limpo tendo em conta as recomendações do guião e publica-o nos comentários do Blog.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

TIPOS E FORMAS DE FRASE.

Tipos e Formas de frase
View SlideShare presentation or Upload your own. (tags: tipos formas)

PROPOSTA DE TRABALHO: Clica na ligação abaixo e responde às actividades sugeridas.

CLICA AQUI.