domingo, 25 de janeiro de 2009

FUNÇÕES SINTÁCTICAS - 2-

Elementos complementares da oração.

Geralmente, uma oração não é formada só pelo sujeito e predicado, mas também, por outros elementos chamados complementares.
Os elementos complementares são:
Complementos do verbo: complemento directo; Complemento indirecto; agente da passiva; complemento circunstancial e predicativo do complemento directo:
Complementos do nome: aposto; complemento determinativo e atributo.

COMPLEMENTO DIRECTO:
Palavra ou palavras que designam o objecto sobre que directa e imediatamente recai a acção (significada pelo verbo).
Exemplos: Construí uma casa; Os portugueses difundiram a língua por toda a parte.

PREDICATIVO DO COMPLEMENTO DIRECTO: Alguns verbos pedem, além do complemento directo, uma palavra ou expressão equivalente que, completando a sua significação, qualifica aquele complemento. Exemplo: Considerava-o como um filho; Chamaram formoso a D.Fernando.

COMPLEMENTO INDIRECTO. Palavra ou expressão que designa a pessoa ou coisa sobre que indirectamente recai a acção expressa pelo verbo: Dou lição aos alunos; Dá-me o prazer de te ver.

AGENTE DA PASSIVA. Os verbos transitivos, quando estão na voz passiva, têm, geralmente, um nome que designa o agente da acção sofrida pelo sujeito: O automóvel é conduzido pelo pai.

COMPLEMENTO CIRCUNSTANCIAL. Palavra ou expressão que designa uma circunstância ocasional da acção do verbo: O galo canta de manhã.
São várias as circunstâncias designadas pelo complemento circunstancial: tempo; lugar onde; lugar aonde; lugar donde, origem; lugar por onde; lugar para onde; modo; preço; companhia; matéria; causa; fim; meio, instrumento.

APOSTO. Nome que imediatamente se junta a outro nome para o determinar ou caracterizar com maior individualização: D. Afonso Henriques, o vencedor de Ourique, foi o primeiro rei de Portugal.
COMPLEMENTO DETERMINATIVO. Nome ligado a outro nome pela preposição de, para designar posse, parentesco, ou o objecto de uma acção ou sentimento: Edifício do Estado; Livro de poesia.
ATRIBUTO. Adjectivo que se junta imediatamente ao nome para o qualificar: Homem alto.

VOCATIVO. Quando designamos o nome da pessoa, animal ou coisa personificada:
Tens razão, Mariana. Artur! – Chamou o pai.


Post elaborado com apoio do Compêndio de gramática portuguesa de Nunes de Figueiredo e Gomes Ferreira.

Sem comentários: